segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ambientes com as cores primárias  Amarelo -Vermelho- Azul e seguindo com as segundárias Laranja - Verde - Roxo.

As Seis Cores

As cores interferem psicologicamente com o ser humano e essas influências podem transformar-se em sensações físicas. A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente.


Amarelo:
Decoração: É muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.


Cromoterapia: É uma cor que atua diretamente sobre o mental. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no auto-controle. Fortalece os ouvidos e os olhos.


Feng Shui: É a cor da luz. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou na criança. Na cozinha, em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.



Vermelho:
Decoração: Muita atenção em seu uso, pois, por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour.

Cromoterapia: Muito indicado para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade.

Feng Shui: Cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.




Azul:
Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Mais escuro, transmite autoridade. Deve ser usado em ambientes formais.

Cromoterapia: Nos passa calma e serenidade. Também é asséptico e desestressante.


Feng Shui: É uma cor calmante e traz tranquilidade aos ambientes. Deve-se tomar muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, é uma boa opção.




Laranja:
Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.


Cromoterapia: Auxilia a mente a assimila novas idéias, mas deve ser usado com certo cuidado.


Feng Shui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia.



Roxo/Lilás:
Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.



Cromoterapia: Tem efeito purificador, tranforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.


Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.




Verde:
Decoração: É uma cor muito usada. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.


Cromoterapia: É a cor da natureza, traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.

Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção.




Matéria (decoração, cromoterapia e Feng Shui) Espaço Mistico.
Algumas imagens: Revista Casa e Jardim


Bem pessoal... espero que tenham gostado.
Deixe seu comentário!!! :D
Ótima Semana!
Bjs, Bjs...

4 comentários:

  1. oi!eu estava querendo pintar meu ap. de lilás (tom sobre tom),então gostaria de saber qdo é considerado ,ou o que vc quer dizer com exagero.pois depressão e ansiedade,ninguém merece não émesmo??
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ola Marilu...
    Exagero seria pintar todas as paredes em um tom forte, pq acaba ficando cansativo e monótono. Se vc for pintar todas de lilás (clarinho) não vejo como exagero. O roxo por exemplo fica bom apenas em uma parede, para ficar em destaque. Espero te ajudado. Mas na vdd seu gosto q é importante , se faz vc sentir bem é o q importa. Obrigada pela visita. Volte Sempre!
    Seja seguidora...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ei.. amei as fotos.. o quarto amarelo é lindo.. e aquele sofá azul turquesa com lilás estampado perfeito.. vi ele na casa e dec. e apaixonei.. agora eu já estou te seguindo viu? bjinho..

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ana Paula, amei o blog,pois sou apaixonada por artes e artesanato.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário.